A vacinação contra a gripe no município foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 27 de maio. A medida foi realizada pela Secretaria Estadual de Saúde para todos os municípios baianos.
Em Paulo Afonso, a meta é vacinar 16.457 pessoas. Este ano, a campanha tem como tema: “Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS”, e objetiva imunizar com uma única dose contra a H1N1, gripe aviária e a gripe do idoso.
A campanha irá imunizar, além dos idosos com 60 anos de idade ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, as grávidas, em qualquer idade gestacional, povos indígenas e os trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para os casos suspeitos de Influenza.
A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, que apesar de ser considerada uma doença benígna, é capaz de causar efeitos devastadores na população. O seu controle exige uma vigilância qualificada, somada às ações de vacinação anuais, direcionadas especificamente aos grupos de maior vulnerabilidade, que incluem os idosos, crianças, gestantes, povos indígenas e trabalhadores de saúde.
Autor: ASCOM/ PMPA