O município de Paulo Afonso começou nesta segunda-feira (12) a vacinação contra o vírus da Influenza, popularmente conhecida como vacina da gripe, para o grupo prioritário. Pela manhã, os postos de saúde iniciaram a imunização, que nesta primeira etapa atende crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Serão três etapas e a primeira vai até o dia 9 de julho, com a meta de atingir 90% dos grupos prioritários. A estratégia de imunização busca alcançar a redução do quadro de complicações, internações dos pacientes acometidos pela covid-19 e a sobrecarga nos serviços de saúde causados pela doença.
Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 15 dias entre elas.
“Estamos com duas campanhas, mas a prioridade é a vacinação contra a covid para o grupo de risco. As pessoas que fazem parte do público alvo da vacina contra a covid devem dar um intervalo de 15 dias entre a imunização do coronavírus e a da Influenza”, diz a coordenadora de imunização, Damares Lopes.
A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue em 3 etapas, confira abaixo;
Primeira Etapa – 12/04 a 10/05: crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
Segunda Etapa -11/05 a 08/06: professores e idosos com 60 anos e mais;
Terceira Etapa – 09/06 a 09/07: Comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário, profissionais do sistema prisional e forças de segurança.
Autor: ASCOM/PMPA