Os postos de saúde do município continuam disponibilizando a vacina tríplice viral, que imuniza contra o Sarampo, Caxumba, Varíola e Rubéola. Embora o município não tenha apresentado nenhum caso de sarampo, a secretaria continua com a vacinação, tendo em vista que em algumas cidades do país foram registradas a doença.
“Não estamos com uma campanha propriamente dita, mas nossas unidades estão abastecidas para imunizar a população”, afirma a coordenadora do Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Thaís Siqueira.
Ela reforça que até 29 anos a pessoa tem direito a duas doses da vacina. A partir dos 30, uma dose. No caso das crianças, elas são imunizadas aos 12 e 15 meses de vida. “Quem tiver alguma dúvida sobre vacinação, deve dirigir-se ao posto mais próximo da sua residência, com o cartão de vacinação. Lá, a equipe vai orientar a população”, enfatiza a coordenadora.
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Autor: Ascom/PMPA