V Conferência Municipal da Assistência Social discute A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS

  • Publicado no dia: 11-07-2013
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Na noite dessa quarta-feira, 10, uma grande festa com apresentações e presenças ilustres realizou a abertura da V Conferência Municipal da Assistência Social, que acontece no Clube Paulo Afonso. O evento tem como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger os 4 (quatro) delegados para a XI Conferência Estadual de Assistência Social.

    No início do evento, foi realizado o credenciamento, acolhimento e apresentação Cultural do Circo Depende de Nós e do Grupo Cultural de Paulo Afonso. Logo após as apresentações, foram cantados os hinos Nacional e de Paulo Afonso e houve a formação da mesa solene que contou com a presença de diversas personalidades. Compondo a mesa solene estavam: o deputado Paulo Rangel, os ex-ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias e Márcia Helena Lopes; a ex-diretora Executiva do Fundo Nacional de Assistência Social da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e atual Diretora de Gestão do SUAS da Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina (PR), Gisele de Cássia; a representante da Secretaria de Desenvolvimento Social da Bahia,  Rosemeire Teixeira; o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno; a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Janisabel de Assunção e a usuária dos programas da Assistência Social, Marinês Batista.

    Na abertura das falas, a presidente do CMAS, Janisabel de Assunção, agradeceu a equipe e destacou a importância do Evento. “Quero agradecer a todos que trabalharam intensamente para a realização deste evento. Nestes dois de evento, temos a fundamental tarefa em discutir propostas e melhorias na implantação do SUAS. Que não percamos de vista a  importância social e política  desse momento como oportunidade de mudança e melhorar sempre. Quero agradecer em especial aos conselheiros que se dedicaram para que tudo isso fosse possível. Que possamos aproveitar ao máximo essa Conferência. Sejam todos bem-vindos e boa conferencia”. Ainda estiveram presentes à abertura secretários municipais e vereadores.

    A secretária de Desenvolvimento Social do Município, Ana Clara, enfatizou a relevância do evento. “O dia de hoje vai ficar marcado na memória e no avanço da assistência social em Paulo Afonso. A Prefeitura não tem medido esforços para desenvolver trabalhos efetivos e eficazes e fortalecer a sua rede de assistência. Para a realização deste evento foram dias e dias de muito trabalho e dedicação, quero agradecer a todos que se esforçaram para que tudo isso se tornasse real”. A secretária ainda apresentou aos presentes todos os programas desenvolvidos pela Secretaria e a Rede Socioassistencial de Paulo Afonso.

    Após a apresentação, o Conferencista Patrus Ananias de Souza palestrou sobre a Construção e Consolidação do SUAS. Em seguida foi oferecido um coquetel.

    Durante a quinta-feira, 11, estão sendo realizadas apresentações culturais, além da conferencista Gisele de Cássia e Márcia Lopes, que estarão palestrando sobre a Temática: Financiamento na Efetivação do SUAS e A Gestão e Aprimoramento do SUAS. Após o almoço serão realizados os eixos temáticos e por fim será feita a escolha dos delegados para participar da IX Conferência Estadual de Assistência Social.

    Autor: ASCOM / PMPA