Usuários e funcionários da Cozinha Comunitária comemoraram o Carnaval

• Publicado no dia: 11-02-2016

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. A folia momesca chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciada pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa.

Para festejar o Carnaval 2016, a Cozinha Comunitária Erivaldo Silva dos Santos organizou um animado baile carnavalesco que contagiou a comunidade e a equipe de apoio com muita alegria e descontração num ambiente especialmente decorado para a festa. Na ocasião os usuários, Personagens principais desta festa, além de se divertirem, desfrutaram de um cardápio especial com feijoada carioca e fricassê de frango.

Inaugurada pela Prefeitura de Paulo Afonso em 2011, a Cozinha Comunitária Erivaldo Silva dos Santos, localizada no bairro Benone Rezende, integra o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo Federal.

De segunda a sexta-feira são servidos 500 almoços ao preço simbólico de R$ 0,50 (cinquenta centavos) e, à tarde, 500 pratos de sopa acompanhados de um pão francês por R$ 0,25 (vinte e cinco centavos). O programa é voltado às famílias de baixa renda, residentes nos bairros Benone Rezende, Marina França e Tancredo Neves. A assistente social Ana Rúbia, coordenadora, frisa que “Além de oferecer alimentação a baixo custo a famílias em situação de vulnerabilidade social, a cozinha realiza cursos e palestras educativas para moradores dos bairros atendidos pelo programa”.

Autor: ASCOM/PMPA – Por Washington Luís – DRT/BA nº 4109