Durante a realização do Moto Paulo Afonso 2015, evento promovido pela Associação dos Motociclistas de Paulo Afonso (AMOPAF) com apoio da Prefeitura, através das secretarias Municipais de Cultura e Esporte e de Turismo, a rede hoteleira registrou uma taxa de ocupação de 100%. Mais uma vez, a cidade atraiu um grande número de visitantes, que vieram de várias regiões do Brasil para conhecer as belezas naturais da Ilha de Paulo Afonso, o maior complexo de usinas subterrâneas do Brasil e o passeio de Catamarã pelo cânion do Rio São Francisco.
O fluxo turístico proporcionou uma ocupação de 100% na rede hoteleira e um intenso movimento na procura por casas de aluguel, camping, restaurantes, lanchonetes, bares, guias de turismo, agências de viagem, transporte turístico, vendedores ambulantes e postos de combustíveis, fomentando a economia local e comprovando a importância do evento para o crescimento do turismo local.
Para atender esta demanda, a Secretaria de Turismo montou um Stand no Parque de Exposições para atender e prestar informações aos turistas. Além disso, foi montado um esquema especial no NAT – Núcleo de Atendimento ao Turista, com saídas de vans para os passeios ao complexo hidrelétrico e o Catamarã, conduzidos por guias de turismo da Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso (AGTURB).
Segundo o secretário de Turismo, Marlos Guerra, o evento já é consolidado no Calendário Nordestino do Motociclismo, sendo um dos maiores indutores de injeção de capital e renda, através do turismo em nossa cidade. O empresário Roberto Pires de Carvalho observa que neste ano houve um crescimento na visitação nos atrativos turísticos do município em comparação ao ano anterior como o Complexo hidrelétrico com 30,22%; informação do Núcleo de Atendimento ao Turista – NAT, e o passeio de Catamarã pelo Cânion do Rio São Francisco com 100%.
Autor: ASCOM/PMPA