Trazer de volta a visão aos pacientes que sofrem de catarata, melhorando a qualidade de vida dos idosos. É com este objetivo que a Prefeitura de Paulo Afonso, via Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas no Hospital Municipal de Paulo Afonso. Desde a manhã de segunda-feira, 18, centenas de pessoas passam pela cirurgia nos olhos, que dura cerca de cinco minutos, devolve aos pacientes a visão e proporciona uma mudança radical de vida. “Não consigo trocar o chuveiro da minha casa, nem dirigir; a minha visão está muito comprometida. Tenho a fé e a certeza que esta cirurgia vai mudar a minha vida”, declarou animado Antônio Sebastião de 68 anos. No Hospital Municipal de Paulo Afonso, além do prefeito Anilton Bastos, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Aureliano e o secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, também estão presentes, acompanhando as primeiras cirurgias oftalmológicas.
Nos dias 15, 16 e 17 a Secretaria de Saúde realizou no centro de Cultura Lindinalva Cabral a triagem pré-operatória dos pacientes. Só no primeiro dia cerca de 400 cirurgias foram agendadas. “A principio, tínhamos estipulado 600 cirurgias para a comunidade de Paulo Afonso, mas só nesse primeiro dia, mais da metade do número desejado foi ultrapassado. Vamos atender a toda a comunidade e faremos tudo que for possível para melhorar a qualidade de vida da população”, destacou o secretário de saúde Luiz Aureliano. Antônio Teixeira, 73 anos, do povoado Barrinha, veio de longe e fez questão de anunciar sua gratidão. “Estou muito feliz em ter vindo e saber que vou poder fazer a cirurgia de graça e voltar a fazer tudo dentro de casa. A coisa que mais desejo é poder escolher as minhas próprias roupas. Estou muito agradecido, muito feliz”. Para quem mora nos povoados de Paulo Afonso, a Prefeitura disponibilizou ônibus exclusivos que fizeram o transporte dos pacientes.
“Estamos realizando diversas ações que estão beneficiando a população. Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura que com certeza trará uma mudança significativa de vida para a comunidade. Estou muito feliz em ver a população sendo assistida neste mutirão de cirurgias que trará, em muitos casos, a volta da visão para muitas pessoas”, enfatizou o prefeito Anilton Bastos. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com recursos próprios do município. No Lindinalva Cabral, assistentes sociais também auxiliaram a população nos casos que não necessitaram de cirurgias.
Autor: ASCOM / PMPA