Sistema de Comando de Incidente (SCI) inicia atividades no Ginásio Luís Eduardo

  • Publicado no dia: 31-03-2020
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    O Sistema de Comando de Incidentes (SCI), instalado no Ginásio Luís Eduardo Magalhães, iniciou suas atividades em uma reunião com os envolvidos. A estrutura, que agrega diversos setores para prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19), funcionará 24 horas, com revezamento de equipes.


    No local serão traçadas as estratégias, ações e medidas organizacionais, de todas as demandas relativas ao combate ao coronavírus. Também terá uma equipe gestora que planejará a funcionalidade nas ações do atendimento de urgência e emergência, triagem, com o apoio médicos e servidores de diversos órgãos da saúde, além da Vigilância Sanitária e da Atenção Primária.


    “O municio foi o único na região a se planejar com um plano de contingenciamento, por isso estamos centralizando as decisões e informaçõe. Mesmo tendo a secretaria de saúde, precisávamos ter algo a mais , tínhamos a necessidade de outros órgãos com a gente, como os de segurança, então criamos o Sistema de Comando de Incidentes contra o Covid-19. Se precisarmos deslocar uma ambulância para buscar um paciente com indícios do coronavírus, esse veículo vai sair daqui. Imediatamente, a equipe já informa aos hospitais que eles irão receber esse paciente, se precisarmos ir com uma patrulha da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e Exército, fica mais fácil com eles aqui dentro. Quando você tem essa logística de deslocamento, tudo fica mais fácil, a finalidade desse centro é simplesmente isso, facilitar essas ações e ter uma pronta resposta diante da necessidade emergencial. Por enquanto temos conseguido bloquear a entrada de pessoas infectadas na nossa região, se acontecer algum caso positivo em nossa cidade estamos preparados para dar todo o atendimento que o doente venha precisar”, ressalta o secretário de Saúde Guiarone Garibaldi.


    O Tenente Coronel André Cunha falou da importância do local. “Aqui é um espaço onde vai se concentrar esforços e raciocínio lógico na tomada de decisões e balização para otimizar as ações que serão realizadas, no combate a doença, pois essa crise está ainda no começo”.


    Capitão Nailson salientou que a central é onde vai se concentrar todas as decisões relativas a essa pandemia que está acontecendo “A função é basicamente a de reunir todos os órgãos, secretarias, responsáveis pelo poder decisório nas ações ao combate a essa doença. O Corpo de Bombeiros já tem algumas diretrizes próprias do nosso comandante geral, estamos atuando preventivamente, reforçando especificamente o combate ao covid-19. Estamos auxiliando também na montagem do sistema de comando de incidência, que é uma ferramenta em que ela traz uma certa facilidade no poder de decisão, reforçando juntamente com outros órgãos as barreiras sanitárias que estão sendo colocadas para tentar retardar a chegada do coronavírus em Paulo Afonso”.


    O inspetor da Guarda Civil Municipal, Andrade, falou da atuação da GCM. “O primeiro ponto parte do princípio de que todos dependemos um do outro. No tocante a segurança pública as parcerias são fundamentais para o enfrentamento dessa pandemia. Nada mais justo do que se montar uma equipe de gerenciamento como um bem comum, estamos prestando todo apoio aos prepostos da Secretaria de Saúde e as demais forças de segurança publica, atuando de forma efetiva nas barreiras sanitárias,então toda nosso efetivo, hoje,está voltado para esse combate”.
    O encontro contou com a presença do presidente da câmara, Pedro Macário, os vereadores, Moreirão, Edilson do Hospital, alguns secretários, representantes dos demais órgãos de segurança pública, e toda equipe que irá atuar no Sistema de Comando de Incidência (SCI).

    Autor: Ascom/PMPA