A Secretaria de Turismo, Industria e Comércio, juntamente com Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), alerta a população ribeirinha sobre o aumento da vazão das águas da usina.
A cada dois dias, a companhia está elevando em 500 metros cúbicos por segundo (m³/s) a vazão do Rio São Francisco, a partir da Usina de Sobradinho (BA) e a previsão é que no dia 24 de janeiro, a vazão esteja no patamar de 4.000 (m³/s).
Diante desse aumento, a Chesf e Setic reforçam que a população observe as sinalizações existente e reforça o cuidado quanto as áreas de acesso restrito e proibido, principalmente a Área da Beira Rio – Usina Paulo Afonso IV; Grande Hotel; Paraíso; Beira Rio – Usina III; vila Nobre – área do chuvisco, na hipótese de aberturas do vertedouro da Usina Paulo Afonso IV, bem assim às áreas de navegação próximas aos empreendimentos de geração da Chesf e de cânions.
Para garantir a segurança dos visitantes e comunidade ribeirinha devido à alta vazão em decorrência do vertimento, a equipe da Secretaria de Saúde estará de prontidão para eventos futuros que possam acontecer e Guarda Municipal estará nas áreas de acesso restrito para assegurar que ninguém adentre.
Referente a visitação, será necessário seguir as medidas de segurança de combate à Covid-19 e não será permitido a circulação de pessoas sem a companhia de um guia de turismo ou condutores da Setic e deslocamento a pé.
Autor: Ascom/PMPA – Foto ilustrativa