Sesab recomenda não realizar velórios em residência durante pandemia

  • Publicado no dia: 29-05-2020
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, em conformidade ao que dispõe a Nota Técnica COE Saúde nº 44, de 01 de abril de 2020, orienta a população pauloafonsina acerca da não realização de velórios em domicílios, independente da causa do óbito. A recomendação não está relacionada a condição do obituado, mas sim ao risco de contaminação entre os presentes devido a aglomeração.


    Dessa forma, recomenda-se que sejam realizados apenas funerais com, no máximo de 10 pessoas, todas com uso de máscaras e mantendo o distanciamento de dois metros. Orientamos que os funerais sejam realizados nas capelas dos cemitérios Padre Lourenço Tori, no Centenário. e São Lucas, no BTN 3, com intuito de cumprir as Normas Técnicas da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia.


    Destacamos que essa medida visa garantir o respeito à dignidade dos mortos, sua cultura, religião e tradições, além do equilibrar dos direitos da família, a necessidade de investigar a causa do óbito e os riscos de exposição à infecção.

    Autor: Ascom/PMPA