Servidores participam de capacitação sobre nova Lei de Licitações

Servidores participam de capacitação sobre nova Lei de Licitações

Servidores participam de capacitação sobre nova Lei de Licitações

 

Teve início nesta terça-feira (28), no Auditório Edson Teixeira, o curso em licitação, contratos, compras e serviços. A capacitação está sendo realizada pela Secretaria Extraordinária de Articulação Administrativa, Financeira e Contábil para os servidores de diversas secretarias e objetiva esclarecer e atualizar os profissionais sobre a nova Lei de Licitações.


O prefeito em Exercício, Marcondes Francisco, o secretário Joel Souza e equipe, recepcionaram os funcionários. O curso está sendo ministrado pela Afinco Consultoria e se estende até esta quarta-feira (29), com objetivo de orientar e atualizar os servidores sobre a nova Lei de Licitações e Contratos, nº 14.133/2021, que passa a vigorar a partir de 1º de abril.


De acordo com Marcondes, a preparação é fundamental para que tudo ocorra de acordo com a lei. “Inicia-se o marco temporal da transição para a aplicação integral do novo regime de licitações e contratos e a equipe tem que estar preparada para essa nova maneira de gerir as licitações, os contratos, as compras e os serviços. Esse é o cuidado da administração para que tudo ocorra dentro da lei”, diz.


O secretário Joel reforça que o curso é de extrema importância, inclusive gerando economia para o município. “Fazendo esse sistema de registro de preço conseguimos fazer uma economia de escala. Então nós trouxemos o pessoal da Afinco para eles nos apresentarem os benefícios que esse sistema tem, que é um sistema novo para a gente. Estamos aqui com um grupo de 56 inscritos e vamos trazer essas economias para o município”, explica.


A capacitação está sendo ministrada pelo facilitador da Afinco, Antônio Ribeiro e neste primeiro momento está sendo a parte teórica e em seguida terão as oficinas.  “Quero parabenizar a Prefeitura pela iniciativa de já nessa virada de cenário entre as leis focar no sistema de registro de preços, que é um procedimento auxiliar de administração extremamente importante porque facilita as licitações, consegue ganho na economia de escala, exige um planejamento melhor de administração, tudo isso visando melhor o interesse público. Dessa forma há melhores condições de prever as necessidades de várias áreas com um preço já previamente registrado que facilitam a movimentação de cada secretaria”, explica Antônio.

 

 

Autor: Ascom/PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos