Teve início nesta terça-feira (28), no Auditório Edson Teixeira, o curso em licitação, contratos, compras e serviços. A capacitação está sendo realizada pela Secretaria Extraordinária de Articulação Administrativa, Financeira e Contábil para os servidores de diversas secretarias e objetiva esclarecer e atualizar os profissionais sobre a nova Lei de Licitações.
O prefeito em Exercício, Marcondes Francisco, o secretário Joel Souza e equipe, recepcionaram os funcionários. O curso está sendo ministrado pela Afinco Consultoria e se estende até esta quarta-feira (29), com objetivo de orientar e atualizar os servidores sobre a nova Lei de Licitações e Contratos, nº 14.133/2021, que passa a vigorar a partir de 1º de abril.
De acordo com Marcondes, a preparação é fundamental para que tudo ocorra de acordo com a lei. “Inicia-se o marco temporal da transição para a aplicação integral do novo regime de licitações e contratos e a equipe tem que estar preparada para essa nova maneira de gerir as licitações, os contratos, as compras e os serviços. Esse é o cuidado da administração para que tudo ocorra dentro da lei”, diz.
O secretário Joel reforça que o curso é de extrema importância, inclusive gerando economia para o município. “Fazendo esse sistema de registro de preço conseguimos fazer uma economia de escala. Então nós trouxemos o pessoal da Afinco para eles nos apresentarem os benefícios que esse sistema tem, que é um sistema novo para a gente. Estamos aqui com um grupo de 56 inscritos e vamos trazer essas economias para o município”, explica.
A capacitação está sendo ministrada pelo facilitador da Afinco, Antônio Ribeiro e neste primeiro momento está sendo a parte teórica e em seguida terão as oficinas. “Quero parabenizar a Prefeitura pela iniciativa de já nessa virada de cenário entre as leis focar no sistema de registro de preços, que é um procedimento auxiliar de administração extremamente importante porque facilita as licitações, consegue ganho na economia de escala, exige um planejamento melhor de administração, tudo isso visando melhor o interesse público. Dessa forma há melhores condições de prever as necessidades de várias áreas com um preço já previamente registrado que facilitam a movimentação de cada secretaria”, explica Antônio.
Autor: Ascom/PMPA