Com o objetivo de capacitar os servidores para acolher os usuários de forma adequada, orientar na organização do serviço e atender com eficiência as demandas, mais um Acolhimento Pedagógico foi realizado em Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). A ação aconteceu para os profissionais dos postos Padre Lourenço e Santa Quitéria, do Bairro Tancredo Neves (BTN).
O Acolhimento é um processo estruturante de Educação Permanente voltado às equipes de Saúde da Família, com o objetivo de acolher os trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a partir dos elementos pedagógicos que pautam a própria ESF, a Atenção Básica e o Sistema Único de Saúde.
Ainda nos meses de novembro e dezembro foi realizado o encerramento da terceira e última etapa da capacitação em cinco unidades, sendo Delmiro Gouveia, Rodoviário, São João, Prainha e Irmã Rita.
As atividades foram conduzidas pela Nutricionista Jozy Nathielly, pelas enfermeiras Larissa Thiara e Simone Pimentel, e pela médica Patrícia Carvalho. O público-alvo foi composto por trabalhadores das equipes de Saúde da Família (ESF), médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal, recepcionistas e Profissionais do NASF – AB, equipes multiprofissionais.
“É importante estar sempre atualizando os nossos profissionais para garantir maior qualidade no atendimento ao público. O objetivo do acolhimento foi justamente fortalecer a Estratégia de Saúde da Família, das unidades de saúde com foco na participação dos servidores”, diz a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Larissa Thiara.
Autor: Ascom/PMPA