Com o objetivo de melhor atender ao usuário da rede de saúde com deficiência auditiva, profissionais da área participaram do de uma capacitação que teve como tema ´Introdução a Libras na Sáude, desafios do acompanhamento ao paciente deficiente auditivo na atenção básica municipal’.
O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (7), no Auditório Edison Teixeira, coordenado pelo Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf), e nesta primeira etapa reuniu enfermeiros, odontológos, além de recepcionistas que atuam nas diversas unidades básicas de saúde.
As orientações foram realizadas pelo intérprete de Libras Israel Oliveira Carvalho a pedagoga Fátima Marques Almeida, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia com especialização em Libras.
“Essas orientações têm como objetivo capacitar os profissionais, em especial os que trabalham nas unidades de saúde, a proporcionar um acolhimento mais adequado aos usuários com deficiência auditiva. Nossa finalidade é eliminar os obstáculos que possam surgir no atendimento ao surdo na rede pública de saúde, facilitando, por meio da comunicação adequada, o entendimento das necessidades que o levaram a procurar um atendimento médico, garantindo seu acesso integral ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisa a coordenadora do Nasf, Marília Brito.
A fonoaudióloga do Nasf, coordenadora do evento, Suênia Camboim, destacou o momento de grande importância no atendimento da população. “Devido a necessidade de um melhor acolhimento para os nossos pacientes com deficiência auditiva, e que por lei são assegurados, hoje estamos contemplando dezenas de profissionais com orientações básicas, mas de suma importância. Essa iniciativa é um grande passo para esses usuários e no próximo dia 14 faremos outra etapa assistindo a outro grupo de profissionais”, ressalta.
Autor: Ascom/PMPA