Nos dois dias de realização do Moto Paulo Afonso, a Prefeitura disponibilizou aos participantes e frequentadores do evento serviços essenciais das secretarias de Saúde, Infraestrutura, Administração e Desenvolvimento Social.
A campanha Todos juntos pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), envolveu os programas da rede socioassistencial e o Conselho Tutelar na entrega de panfletos, adesivos e lenços. Com o lema Respeitar, Garantir e Proteger, as equipes se dividiram no circuito da festa, conscientizando sobre a importância de combater a exploração, ao abuso sexual de crianças e adolescentes, bem como a utilização de mão de obra infantil e incentivo ao uso de drogas.
No circuito da festa, na área externa do Centro de Cultura Lindinalva Cabral, eletricistas permaneceram de plantão para atuar em possíveis casos de pane na rede elétrica. A Secretaria de Saúde esteve presente com ambulância e enfermeiros do SAMU, garantindo atendimento de emergência e remoção de pacientes para unidades de saúde nos eventuais casos considerados de maior gravidade.
Na segunda e última noite, o enfermeiro Bruno Brito fez um balanço do plantão e garantiu que não houve nenhum caso de acidente grave. Segundo ele, foram realizados apenas atendimentos considerados comuns para locais de grandes aglomerações. “Graças a Deus, nos dois dias de festa não foi registrado nenhum acidente grave. Realizamos alguns atendimentos considerados comuns, como aferição de pressão arterial, glicemia, e também ministramos medicamentos para dor de cabeça. Nossa equipe veio preparada para atuar em casos de urgência e emergência, prestando os primeiros socorros e encaminhando os eventuais pacientes para os hospitais, mas felizmente não houve necessidade”, informou o enfermeiro.
Ainda na área da saúde, no estande do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), segundo a equipe, foram realizados 31 testes rápidos de HIV na sexta-feira e 86 no sábado, totalizando 117. Nas duas noites de festa foram distribuídos 5.472 preservativos.
A Secretaria de Administração também esteve presente no Moto Paulo Afonso. Guardas municipais, agentes de trânsito e vigilantes do Departamento de Vigilância Patrimonial (DVAP) auxiliaram a Polícia Militar na segurança do evento.
Autor: Ascom/PMPA