Seminário marca o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Seminário marca o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Seminário marca o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nesta segunda-feira, 18 de maio, o país está em alerta pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em homenagem à data a Prefeitura, através da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil – que envolve a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência da Assistência Social (CREAS) – realiza seminário às 13h, neste dia 18, no Memorial CHESF.

O seminário tem como objetivo mostrar à comunidade a importância sobre o tema, bem como a valorização da denúncia como peça-chave na diminuição dos índices. “Um dos maiores entraves com relação ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é a omissão. Muitas vezes a comunidade se cala diante de fatos e nós queremos alertar que a sociedade denuncie aos órgãos competentes que assim será evitado esse tipo de violência”, declarou a coordenadora do CREAS, Roseane Nunes de Lima.

O evento conta com palestra ministrada pela delegada Mirella Santana Matos, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM),  falando sobre o “Cenário Atual da Delegacia da Mulher quanto ao Abuso e à Exploração Sexual” e por Eli da Silva Pavie e Nivaldo Santos Soares Júnior, responsáveis pela estatística da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Criança e ao Adolescente (DERCCA), explanando sobre “A missão do DERCCA”.

A Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil é uma instância permanente para subsidiar, apoiar, articular, monitorar e avaliar as ações qualificadas no município de Paulo Afonso, em consonância com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Comitê Estadual, que visem prevenir e erradicar todas as formas de violência sexual contra o público infanto-juvenil. É um espaço de articulação aberto à participação de organizações não governamentais, Poder Público, Conselho Tutelar, Conselho de Direitos, empresariado e instituições que desenvolvam ações nos eixos de Sistema de Garantia de Direitos.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual foi criado em 2000, pela Lei Federal N°. 9970/00. Esta data foi escolhida porque neste mesmo dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por filhos da alta sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O caso comoveu todo o país e em 2009 completa 36 anos, permanecendo impune.

PROGRAMAÇÂO   DO SEMINÁRIO

 

13h: Inscrições

13h30: Acolhimento com a cantora e compositora Lorena Lima

13h45: Abertura do Evento com apresentação do Coral da A.A.B.B

14h: Composição da Mesa

14h30: Apresentação da Comissão Municipal de Enfrentamento À Violência Sexual Infanto-Juvenil/ Edna Nunes da Silva.  

14h40: Apresentação do CREAS / Coord. Roseane Nunes de Lima / Programa Educar

14h50: Palestrante Drª. Mirela de Santana Matos (delegada da DEAM – Delegacia Especializada de atendimento à Mulher) Palestra: Cenário Atual da Delegacia da Mulher quanto ao Abuso e à Exploração Sexual.

15h20: Palestrantes Eli da Silva Pavie(Responsável pela estatística da DERCCA) e Nivaldo Santos Soares Júnior(Responsável pela estatística da DERCCA). Palestra: A missão da DERCCA/Salvador (Delegacia especializada de Repressão a Crimes contra Criança e ao Adolescente)

16h30: Apresentação Musical dos meninos do PETI

16h50: Momento de Reflexão / Profª Gicelma Cavalcante / da UNEB

17h: Anúncio e Premiação da Paródia Vencedora

17h30: Coquetel de Encerramento

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos