Semana do Bebê: primeira criança nascida no dia 26 recebe kit

• Publicado no dia: 27-08-2019

A Semana do Bebê 2019 prossegue até a próxima sexta-feira (30), com palestras educativas, dinâmicas e diversas atividades lúdicas nas escolas e creches municipais.

Uma das ações previstas na programação, aberta nesta segunda-feira (26), foi a entrega simbólica da chave da cidade e um kit de produtos para recém-nascidos à primeira criança nascida  no dia da abertura do evento.

Na terça-feira (27), os secretários de Saúde, Ivaldo Sales Júnior e de Educação, Elza Brito, e a equipe organizadora estiveram na maternidade do Hospital Nair Alves de Souza para conhecer o bebê-símbolo da campanha. José Renato, filho de André Luiz Antunes da Silva e Mariele dos Santos Honorato, residentes no antigo Acampamento Chesf, nasceu às 14h20 da segunda-feira. De acordo com a equipe médica do HNAS, mãe e filho passam bem e devem receber alta nas próximas horas.

A Semana do Bebê, realizada pela Prefeitura de Paulo Afonso desde 2015, é organizada e coordenada pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação. Apoiada pelo UNICEF, a mobilização social e estratégica pretende tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros, o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos. Este ano, o tema escolhido foi Direitos e Deveres dos pais na Primeira Infância: Amor, Proteção e Cuidados.

Programação dos próximos dias:

Dia 27 (Terça)

8h e 14h – A matemática através da ludicidade: corpo e mente em ação
    Locais: Creches e Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental I (1º ano) – (crianças de 2 a 6 anos);

Dias 27, 28 e 29 – Ciclo de palestras:

9h e 15h.

Locais: Creches e Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental I (1º ano):

– A importância da vacinação na 1ª infância como prevenção de doenças – atualização de vacinas nos alunos (Enfermeiros)
    – Primeiros socorros para bebês e crianças pequenas (Enfermeiros)
    – Prevenção de problemas posturais (Fisioterapeuta)
    – A importância de brincar para o desenvolvimento infantil (professora Joelma Gomes de O. Bispo – Coordenadora do PIBID)
    – Os cuidados com a higiene pessoal no desenvolvimento infantil (Enfermeiros)
    – Negligência e maus tratos na infância
    – Dislexia na sala de aula: Influências na aprendizagem da leitura e da escrita (Fonoaudiólogos)
    – Obesidade infantil – Investir na prevenção é apostar no futuro
    – A importância da alimentação saudável para o desenvolvimento infantil;

Dia 28 (Quarta)

8h e 14h – Combater a obesidade infantil também é uma tarefa da escola: mãos na massa, aprimorando novos sabores aos alimentos
    Locais: Creches e Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental I (1º ano);

Dia 29 (Quinta)

8h e 14h. – Construindo culturas e saberes da Região Nordeste
    Locais: Creches e Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental I(1º ano);

Dia 30 (Sexta)

8h e 14h – A arte e suas diversas vertentes no universo infantil: artes plásticas, cênicas e musicais

Autor: ASCOM/PMPA