O aterro sanitário de Paulo Afonso, localizado na comunidade rural Campos Novos, é referência para as cidades vizinhas baianas e também em outros estados, como Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Por ser destaque, o secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales esteve com o secretário de Infraestrutura da cidade de Araci, João Paulo, para mostrar como funciona o local.
“Para nós é uma alegria imensa receber essas visitas, uma vez que o aterro do nosso município é referência para toda a região. É composto por várias células, todas dentro da legislação e respeitando as normas ambientais”, diz o Secretário Ivaldo Sales.
O local funciona 24h por dia e recebe toneladas de resíduos diariamente. Todos os resíduos coletados no município são encaminhados primeiro para a Associação de Reciclagem de Paulo Afonso (ARPA), em seguida são levados para o aterro sanitário, que conta com três células, onde o lixo é recebido, tratado e aterrado de acordo com a Legislação Federal de Política de Resíduos Sólidos.
De acordo com o secretário João Paulo, o motivo da visita foi conhecer o arreto sanitário, porque o de Paulo Afonso é referência em toda a Bahia. “A prefeita de Araci Keinha está muito empenhada a implantar esse aterro sanitário, por isso nós viemos aqui para conhecer toda a parte logística e de planejamento. Estivemos também visitando a Arpa. Foi uma experiência muito válida e um bate papo muito bom com o secretário de Infraestrutura, Francisco Alves, com Ivaldo e a coordenadora de Defesa Civil de Paulo Afonso, Cláudia Galindo, que nos receberam muito bem e passou uma experiência muito ampla. Foi uma visita muito produtiva”, diz.
Ainda estiveram presentes a equipe de Araci composta pela Engenheira Ambiental Fernanda, a coordenadora de Defesa Civil, Marizete e diretor de obras Messias.
Autor: Ascom/PMPA