Segunda etapa da vacinação contra Sarampo é iniciada

  • Publicado no dia: 19-11-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Tendo em vista o aumento dos casos de Sarampo no Brasil em 2019, o Ministério da Saúde lançou a campanha para imunização de públicos prioritários. Agora a ação está na segunda etapa, voltada para jovens de  20 a 29 anos, que poderão se vacinar até 30 de novembro.


    O horário de atendimento nos postos de saúde é de a segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h e, às sextas, de 7h às 13h, nos seguintes pontos – PSF Santa Quitéria, Padre Lourenço, Rodoviário, São João, Delmiro Gouveia, Maruim, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Irmã Rita, Prainha, Siriema, Jardim Bahia, Moxotó, São Francisco, Américo/ Pacs Pedro Álvares, Rua do Sol, Perpétuo Socorro e Nossa Senhora de Fátima.  A medida visa imunizar grupos prioritários, com a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.


    O dia D da campanha está marcado para ocorrer no dia 30 de novembro. De acordo com um boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, em setembro foram confirmados 5.346 casos de sarampo no Brasil.


    Para repor os estoques de imunizantes, o órgão adquiriu mais que o dobro de doses em relação ao ano passado, indo de 30,6 para 60,2 milhões. Essa é a maior distribuição de tríplice viral feita pelo Brasil nos últimos dez anos.


    Meta da primeira etapa atingida


    A dedicação da equipe de imunização da Prefeitura de Paulo Afonso rendeu mais um prêmio – o reconhecimento pelo Ministério da Saúde pela vacinação contra o sarampo em crianças de 6 meses a menores de 5 anos.


    A campanha, que ocorreu de 7 a 25 de outubro, imunizou 1.310 crianças, atingindo 100%, ultrapassando a meta prevista pelo Ministério, que preconiza 95%. Com o alcance, o município foi contemplado com um recurso que faz parte da Portaria nº 2.722, de 15 de outubro de 2019. O valor de R$119.930,00, será voltado para a implementação das ações de ampliação da cobertura vacinal da Tríplice Viral.

     

    Autor: Ascom/PMPA