A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) e do Centro de Referência da Mulher, realizou nesta quarta-feira, 03 de dezembro, palestras na aldeia TRUKA TUPÃ e CAPS II, alusivas à campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres. A campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres acontece anualmente em 159 países entre os meses de novembro e dezembro e tem como objetivo principal em nosso município mobilizar a população pauloafonsina para conscientização no combate à violência contra a mulher.
As mobilizações dos 16 Dias de Ativismo foram iniciadas em 1991, a partir da iniciativa de feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos Estados Unidos, alertando para a necessidade da erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. No Brasil, as manifestações vão dos 16 dias, começando em 20/11, por conta do Dia da Consciência Negra, com término em 10/12, quando é comemorado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Durante o período da campanha dos 16 dias de Ativismo a equipe do Centro de Referência da Mulher em parceria com a Rede Socioassistencial tem realizado projetos de informação e prevenção da violência contra a Mulher, socializando também os serviços ofertados por esta Unidade Social de garantia dos direitos da Mulher. “Toda Mulher tem Direito a Uma Vida Livre de Violência – É Preciso romper o Silêncio”.
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência fica localizado na Rua Antonio Carlos Magalhães, S/N, no BNH, é composto por Equipe Multidisciplinar, tendo como objetivo a prevenção do enfrentamento à violência contra a mulher e funciona como porta de entrada especializada para atender a mulher em situação de risco na rede de atendimento. Maiores informações através do telefone (75)-3281-1828.
Autor: ASCOM/PMPA