O secretário Municipal de Saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinícius, atendendo ao convite do presidente da Câmara de Vereadores, Marcondes Francisco, esteve presente à sessão ordinária do Parlamento Municipal da última segunda-feira, 26.
Na oportunidade, o secretário falou sobre os 45 dias de administração à frente da Secretaria e sobre as diversas ações que estão sendo desenvolvidas para minimizar as dificuldades enfrentadas pelo Setor. Alexei destacou que o município recebe diariamente pacientes de pelo menos oito municípios da microrregião, chegando a um total de 236 mil pessoas que recebem assistência.
Durante a sessão, todos os vereadores que se pronunciaram fizeram elogios ao novo secretário e solicitaram informações, principalmente sobre a carência de algumas especialidades médicas no Hospital Municipal Aroldo Ferreira, demora na realização de exames de alta complexidade e o Termo de Compromisso para instalação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Nair Alves de Souza.
“Embora ainda não haja uma data precisa, a UNIVASF vai assumir o HNAS em 2014 e já existe um Termo de Compromisso entre Governo da Bahia, UNIVASF, Chesf e Prefeitura de Paulo Afonso para a instalação da UTI. Recentemente, técnicos da Secretaria de Saúde do Estado fizeram uma visita ao hospital, que será cedido para abrigar a UTI; os equipamentos serão adquiridos pelo Governo do Estado, através da SESAB. A Prefeitura ficará encarregada de repassar os recursos financeiros enviados pelo SUS e à UNIVASF cabe a administração da unidade hospitalar, atualmente feita pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco”, adiantou Alexei.
O secretário frisou a preocupação do Governo Anilton Bastos com a saúde do Município, a dificuldade em contratar médicos especialistas e informou que em breve serão realizadas 649 cirurgias de cataratas, possivelmente dentro do programa Saúde em Movimento, uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.
“Ideologias políticas não podem ser barreiras para impedir que as pessoas usufruam seus direitos, por isso, independentemente da participação da SESAB, nós pretendemos realizar as cirurgias de cataratas ainda neste segundo semestre de 2013”, afirmou Alexei Vinícius.
Autor: ASCOM / PMPA