Secretaria Municipal de Saúde realiza segundo Dia D da vacinação Contra Sarampo e Paralisia Infantil

Secretaria Municipal de Saúde realiza segundo Dia D da vacinação Contra Sarampo e Paralisia Infantil

Secretaria Municipal de Saúde realiza segundo Dia D da vacinação Contra Sarampo e Paralisia Infantil

Termina na próxima sexta-feira, dia 28 de novembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil, que segundo o Ministério da Saúde, pretende imunizar 12 milhões de crianças com idade entre seis meses e cinco anos em todo o país. A campanha foi lançada no Ceará, no dia 30 de outubro, pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. A escolha do Ceará para o lançamento da campanha foi feita por conta do alto número de transmissão de sarampo importado de outras regiões, como acontece também em Pernambuco.

Em Paulo Afonso, para obter os melhores resultados possíveis com a campanha, a Prefeitura está mobilizando toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalha em parceria com a 10ª DIRES. Segundo o secretário de Saúde, Alexei Vinícius, no último sábado, dia 22, quando aconteceu o segundo Dia D da mobilização, mais uma vez todas as unidades do centro da cidade, bairros e povoados funcionaram das 8h às 17h, registrando uma diminuição no movimento, visto que a maior parte das crianças desta faixa etária já tinha sido vacinada na primeira semana de novembro, quando a campanha começou.

O secretário lembrou que as vacinas continuam disponíveis em todas as unidades da Rede Municipal de Saúde, nos horários de expediente. Os pais ou responsáveis por crianças que ainda não foram vacinadas devem levá-las à unidade do seu bairro, sem esquecer de levar a caderneta de vacinação e o documento da criança.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa e os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir ou respirar. A paralisia infantil ou poliomielite é considerada uma doença infectocontagiosa grave e na maioria dos casos a acriança não morre quando infectada, mas adquire lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a contaminação se dá, principalmente, por via oral.

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados

COMUNICADO IMPORTANTE

A Prefeitura de Paulo Afonso informa que o Portal do Servidor já está disponível para acesso.

COMO ACESSAR?

*Utilize seu CPF como login e senha.

Ao entrar, será necessário criar uma nova senha para maior segurança.

Acesse o portal e tenha mais praticidade na consulta de seus dados e serviços.