A Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Controle de Zoonoses, realizou entre os dias 29 e 31 de julho, uma série de palestras e debates sobre a intensificação das ações de combate à dengue no município. O evento que contou com o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães envolveu diversos atores sociais como gestores municipais, articuladores, organizações públicas, privadas, entidades religiosas e movimentos sociais.
O Projeto é promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com as Secretarias Municipais e conta com o apoio técnico e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM). Atualmente, abrange 23 municípios baianos, considerados prioritários, por apresentarem alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e casos de óbito, como: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Conceição de Coité, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.
A programação teve início na terça-feira (29), na Unidade de Controle de Zoonoses, com uma Oficina de Atualização dos Coordenadores Municipais do Projeto, com a proposta de debater sobre os avanços e entraves no planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação das ações de mobilização social para a prevenção da dengue.
Na quarta-feira, dia 30, no Auditório Edison Teixeira, após assistirem a uma palestra com a mobilizadora da equipe técnica da FLEM, Edleide Lima, o vice-prefeito, o secretário de saúde, Alexei Vinícius; profissionais da saúde, servidores da DIRES, diretores de escolas e membros do Comitê Municipal Contra a Dengue se reuniram com os coordenadores municipais do Projeto e a equipe técnica da Fundação Luís Eduardo Magalhães para o fortalecimento das ações intersetoriais.
Encerrando a programação, nesta quinta-feira (31), no Auditório Edison Teixeira, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias se reuniram para elaboração preliminar do novo plano de ação contra a dengue.
Autor: ASCOM/PMPA