Secretaria Municipal de Saúde apoia evento alusivo à Semana Nacional da Voz

  • Publicado no dia: 16-04-2018
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    No dia 16 de abril se comemora o Dia Mundial da Voz. Assim, essa semana é destinada aos cuidados da voz. A campanha nacional da voz promove por todo país ações gratuitas e beneficentes oferecidas por serviços médicos públicos e privados, que prestam informações e orientações, e realizam mutirões de avaliação e triagem de pessoas com risco, queixas ou sintomas sugestivos de doenças na garganta.


    Na tarde desta segunda-feira (16), profissionais da área de fonoaudiologia, como as médicas Jussara Blunck e Klébia Wanderley, em conjunto com o otorrinolaringologista Vicente Monteiro estarão orientando a população sobre os principais cuidados que devemos ter em relação a nossa voz. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, foi montado um toldo no estacionamento no centro da cidade para que a população possa  receber as orientações dos profissionais.


    O principal objetivo da ação é alertar o maior número possível de pessoas a respeito dos riscos e consequências da falta de cuidados com a garganta e o aparelho fonador. Essa campanha foi iniciada em 1999 em parceria entre a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). Ocorre em todo território nacional e este ano, pela primeira vez, ocorrerá em Paulo Afonso.


    A campanha alerta: se sentir rouquidão, incômodo ou dor na garganta, pigarro, dificuldade para respirar ou engolir, engasgos com ou sem tosse por mais de 2 semanas, procure um médico!

    Autor: ASCOM/PMPA