Mais uma formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa realizada no município de Paulo Afonso, foi concluída na última quarta-feira, 18. Foram três dias de atividades que aconteceram no turno noturno da Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro, contemplando 190 cursistas da Rede Municipal de Ensino, que ensinam nos perímetros rural e urbano, nas turmas de primeiro, segundo e terceiros anos do Ensino Fundamental.
O foco do trabalho foi a unidade cinco, Gêneros Textuais, do material de fundamentação, impresso fornecido pelo Ministério da Educação que visa à alfabetização e o letramento. Mensagens, textos diversos, dinâmicas, leituras, debates, apresentações, varal de exposição de textos e diversas outras atividades didáticas rechearam a formação, ministrada pelos Orientadores de Estudos da Secretaria Municipal de Educação e coordenada pela professora Heloísa Veras.
Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, portanto, o município de Paulo Afonso aderiu ao Pacto Nacional tomando a dianteira e investindo recursos neste propósito de melhoria do ensino e da aprendizagem na Educação Municipal. A secretária de Educação, Selma Carvalho, que juntamente com sua equipe de trabalho tem se desdobrado em busca de uma educação de qualidade, comentou: “Temos um desafio pela frente que é alfabetizar e letrar nossas crianças até os oito anos de idade. Mais que isso, estamos investindo para a permanência do aluno na escola para diminuir a evasão e a repetência escolares, fornecendo material didático, fardamento, tênis, mochila e aprimorando nossos professores em formações que são realizadas com muito planejamento e competência”.
Autor: ASCOM / PMPA