No dia 31 de março, o Auditório do Memorial CHESF foi o palco de uma Audiência Pública, onde foi discutido o tema Violência nas Escolas. A audiência foi promovida pelo Policiamento Comunitário Escolar do 20º Batalhão e pela Promotoria da Infância e Juventude, com o objetivo de buscar opiniões e soluções para as demandas existentes.
A professora Selma Carvalho, secretária Municipal de Educação, representou a Rede Municipal de Ensino e fez considerações sobre os diversos trabalhos que estão sendo desenvolvidos para combater a violência em suas unidades escolares. Dentre as ações, foi destacada a criação da Equipe de Combate à Violência Escolar, que realiza palestras com alunos, pais e educadores, faz visitas semanalmente aos estabelecimentos educacionais, acompanha o Projeto Piloto de 11 escolas selecionadas para maior intensidade no combate à violência, promove atividades de sensibilização, escuta, intervenções para resoluções de conflitos diversos e participa de encontros e seminários sobre o tema violência, racismo entre outros.
“Nosso trabalho é intenso e não vamos nos descuidar no que se refere ao tema violência. São diversas ações preventivas promovidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino e que visam também ao envolvimento de professores, da família, de coordenadores pedagógicos, de gestores escolares para colhermos resultados satisfatórios. Agradecemos a todos os órgãos de segurança pública e entidades que têm prestado apoio a uma causa tão sensível”, frisou a secretária.
As parcerias também estão sendo firmadas para minimizar situações de violência nos recintos escolares. Desde o início do ano, a 1ª Companhia de Infantaria está recebendo visitas de alunos que residem em locais sujeitos à violência; desde 2009 o 20º Batalhão de Polícia Militar oferece o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), ação de caráter social e preventivo, ministrado por policiais militares devidamente selecionados e capacitados; a Diocese de Paulo Afonso auxilia com o Programa Cultura de Paz, que objetiva minimizar a violência nas escolas e comunidades. O programa foi iniciado em março de 2011; A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), através da delegada titular, Lígia Nunes, vem realizando palestras nas escolas municipais sobre a violência doméstica, combate ao Bullying, preservação do patrimônio e do meio ambiente escolar.
Autor: ASCOM/PMPA