Nesta terça, 27 e quarta-feira, 28, os alunos de 5º e 9º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino, do perímetro urbano e rural, fizeram simulado da Prova Brasil. O objetivo da prova é melhorar o desempenho nessa avaliação de larga escala elaborada bianualmente pelo Ministério da Educação e aplicada nos municípios.
Todas as provas foram contempladas e analisadas pela Equipe Pedagógica Municipal, inclusive, algumas questões foram elaboradas pelos professores municipais de Língua Portuguesa e Matemática.
O Projeto de Reforço Escolar, realizado em contraturno, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para melhorar o nível de aprendizagem de alunos do 5º e 9º anos, enquanto que a Equipe Pedagógica Municipal promove formações continuadas, mensalmente, para professores de Língua Portuguesa e Matemática dessas turmas.
A Prova Brasil Serve como parâmetro para o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que atesta a qualidade de ensino das escolas públicas, considerando o quesito proficiência dos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e também 3º ano do Ensino Médio. O fluxo, que corresponde a aprovação dos alunos da Educação Básica, é outro fator que conta para a finalização dos cálculos.
A secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho, sempre preocupada com a permanência do aluno na escola e com o ensino de qualidade em todas as modalidades de âmbito municipal, comentou: “Nosso trabalho é intenso em todas as esferas educacionais do município. Estamos promovendo formação de professores e planejamentos contínuos para melhoria do ensino e também com a finalidade de alcançarmos as metas estabelecidas pelo MEC nas avaliações externas, e, sobretudo, garantir a qualidade no ensino público municipal”.
Autor: ASCOM / PMPA