Secretaria Municipal de Educação aplica Provinha Brasil

  • Publicado no dia: 17-05-2013
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    As unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino aplicaram a Provinha Brasil para os alunos do 2º e 3º anos, na terça, 14, e quarta-feira, 15, nas áreas rural e urbana.  Reuniões foram realizadas anteriormente com gestores escolares e coordenadores pedagógicos para que fossem prestadas as devidas orientações para mais um pleito dessa avaliação de larga escala, criada pelo MEC em 2008, que visa a promover um diagnóstico do ensino ministrado e da aprendizagem dos alunos.

    A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado. As redes de ensino de todo o Brasil são as responsáveis pela aplicação dessa avaliação externa. 

    Especialmente neste primeiro semestre de 2013 está sendo realizada também no 3º ano do Ensino fundamental em razão de atrasos nos serviços de empresas contratadas pelo MEC, quando deveria ter sido aplicada ao final do ano letivo de 2012.

    O município de Paulo Afonso, sempre preocupado com uma educação que contemple os horizontes da aprendizagem eficiente e que resulte em uma cidadania crítica e participativa, tem prestado todo apoio nas determinações do Ministério da Educação.

    A secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho, contemplada por cinco anos consecutivos com o troféu “Destaque do Sertão” em reconhecimento ao seu trabalho em prol da educação, comentou: “O nosso olhar para a educação pública é de reconhecer que estamos sempre fazendo o melhor e que podemos melhorar sempre e cada vez mais. As avaliações de larga escala, a exemplo de Prova Brasil, Provinha Brasil e Avalie Alfa estão em nossas propostas de prioridade para diagnosticarmos lacunas na aprendizagem de nossos alunos e corrigi-las dentro da escalada de ensino”.

     

     

    Autor: ASCOM / PMPA