Foi divulgada na segunda-feira, 20, uma parcial financeira dos negócios gerados com passeios turísticos e visitas durante os dias do evento do MOTO ENERGIA, que aconteceu no município nos dias 3 e 4 de maio.
A tabela mostra um crescimento superior a 3 vezes o arrecadado em visitas pelas agências e guias de Turismo, em relação ao ano anterior.
Segundo o secretário, Jacques Fernandes, isto é fruto das mudanças implantadas na visitação, em parceria com as agências, guias de Turismo e Chesf, que fizeram toda a diferença. “Estamos profissionalizando o Turismo em Paulo Afonso e esta foi nossa primeira grande experiência com as novas regras. O resultado que vimos é que todos saíram ganhando: os operadores (guias e agências) porque tiveram otimização de seu faturamento; a Prefeitura e a Chesf que economizaram recursos, não sendo preciso montar aquele antigo esquema especial de visitação gratuita e a comunidade, pois conseguimos deixar as motos (80%) estacionadas no Lindinalva, e isso permitiu que a cidade não tivesse tanta interferência em seu trânsito e vida urbana. O saldo é muito positivo!” afirma o secretário.
Na contabilização, não entraram os dados das hospedagens e alimentação, que superam a casa dos R$ 300.000,00.
Segundo a Secretaria, o próximo passo será a otimização da arrecadação pelo município, conforme comenta o secretário: “Nesta primeira ação mostramos que é possível triplicar a arrecadação dos operadores de turismo, agora num segundo momento vamos otimizar a arrecadação municipal, para que todas estas ações possam contribuir com o Fundo Municipal para o Turismo, que deverá ser criado. O ganho hora divulgado é de quem trabalha com o turismo, agora precisamos formar um fundo.”
Autor: ASCOM / PMPA