Secretaria de Meio Ambiente realiza visita técnica ao Viveiro Florestal de Xingó

  • Publicado no dia: 09-03-2021
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Com o objetivo de trocar de experiências e a busca de parcerias, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), realizou visita técnica ao Viveiro Florestal de Xingó, na cidade de Piranhas (AL). O local é de iniciativa da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), e atualmente é gerenciado pela empresa Cerne Ambiental.


    A comitiva liderada pelo secretário municipal, Ivaldo Sales Júnior, foi recepcionada pelo engenheiro florestal residente, Lauri José Martini, e o encarregado Eraldo Martins, que esclareceram sobre o funcionamento e todas as etapas da produção de mudas, além de abordarem temas de importância quanto à preservação ambiental.


    Desde a sua fundação, em 1987, com o nome de Sementeira, até os dias atuais, o viveiro já produziu milhares de mudas nativas, destinada para diferentes fins – seja no plantio para recuperar áreas degradadas ao longo do Rio São Francisco, por conta das construções hidrelétricas, ou contribuindo com doações dessas mudas para várias instituições e agricultores nos programas de recuperação ambiental.


    O engenheiro florestal, Lauri José Martini destaca que todo o excedente da produção é utilizado para doações a instituições públicas, Organizações Não Governamentais, prefeituras, e a pequenos proprietários da região para serem utilizadas em campanhas de Educação Ambiental, reflorestamentos, arborização urbana e rural, recuperação de nascentes, recuperação de mata ciliar e recuperação de áreas degradadas. “Foi uma visita muito positiva da Secretaria de Meio Ambiente, através do secretário Ivaldo Sales Júnior, junto com sua comitiva. O viveiro tem 33 anos de atividades sendo uma referência na região. Neste encontro fica formalizada a doação de algumas mudas para o município de Paulo Afonso, vamos seguir os trâmites de documentação junto a Cerne e Chesf para realização de forma legal”, diz Lauri.


    Ivaldo falou da importância da visita técnica. “É muito importante buscar parcerias e desta forma proporcionar ambientes agradáveis à população, seja, em praças públicas ou em torno dos nossos lagos. Um município arborizado traz qualidade de vida para os munícipes. Queremos incluir a Secretaria de Educação neste contexto, onde os alunos podem receber orientações sobre a importância do nosso bioma. Paulo Afonso tem a sua sementeira com uma boa estrutura, entretanto, essa troca de conhecimento é fundamental para melhorar ainda mais nossas atividades. Vamos formular uma documentação para a solicitação de mudas nativas e treinamentos para nossos profissionais”, fala Ivaldo.

    Autor: Ascom/PMPA