Secretaria de Educação realiza capacitação para cuidadores escolares

  • Publicado no dia: 16-09-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Nesta segunda-feira (16), no auditório da Escola Municipal João Bosco Ribeiro, aconteceu o 2º ciclo de capacitação para 145 cuidadores escolares. A capacitação, ofertada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, contemplou os 65 profissionais contratados recentemente e 80 que já atuam desde anos anteriores.

    O treinamento teve como objetivo melhorar ainda mais o trabalho desempenhado pelo cuidador escolar, que realiza atividades importantes nas instituições de ensino. Sua função é fundamental para o andamento das tarefas escolares dos alunos com deficiência, garantindo a eles bem-estar e segurança durante o período em que se encontram na escola.


    A palestra, intitulada Afinal, o que é inclusão e para quem?, foi ministrada por Alex Reis. As explanações trouxeram esclarecimentos sobre as principais atividades desempenhadas pelo cuidador educacional. Ele deve ajudar os estudantes a realizar as tarefas, zelar pela segurança de todos, observar possíveis alterações de comportamento e cuidar para que a relação entre professores e alunos seja saudável.


    “Algumas pessoas entendem que incluir é somente estar junto. Mas a palavra inclusão vai além desse conceito. É oferecer a possibilidade de uma pessoa se desenvolver, a partir de mecanismos dentro do ambiente escolar, que são as ferramentas pedagógicas que favorecem seu desenvolvimento como sujeito integral. Com essa perspectiva, nós explicamos de que parte se inicia o pensar inclusivo, para nortear o acompanhamento dos alunos, tanto nas atividades educacionais, quanto na socialização dentro do ambiente escolar”, explicou o palestrante.


    O subsecretário de Educação, Pedro Gomes, ressalta a preocupação constante da gestão em manter um número de cuidadores que atenda à demanda. Ele reforça que a capacitação periódica desses profissionais é necessária para que o atendimento aos alunos com deficiência seja o melhor possível.


    “Devido à crescente demanda de alunos com deficiência na rede municipal e considerando a importância do cuidador escolar, a Secretaria de Educação tem a preocupação constante de qualificar e capacitar nossos profissionais para que prestem um trabalho que contribua com a inclusão desses alunos. Com os cuidados especiais oferecidos pela Prefeitura, a cada ano, aumenta o número de alunos com deficiência nas escolas municipais, tornando necessário a realização de mais processos seletivos para contratação”, falou.


    Adriana Machado, organizadora do evento, falou sobre a importância dos cuidadores nas salas de aula da rede municipal. Ela enfatiza que esses profissionais exercem um papel fundamental na formação do elo entre alunos e professores, facilitando o convívio na escola.


    “A formação visa capacitar cerca de 65 pessoas convocadas para assumir a função de cuidadores, e os que já atuam há alguns anos. No total, 145 profissionais estão sendo capacitadas para atuar nas unidades de ensino da rede municipal, acompanhando alunos com deficiência. A iniciativa visa despertar nos cuidadores a empatia pelo processo de inclusão, entendendo, antes de tudo, que a pessoa com deficiência têm algumas barreiras pedagógicas que dificultam o trabalho do professor, pela quantidade de alunos em sala. O cuidador tem e função de facilitar a permanência desses alunos com segurança e capacidade de desenvolvimento”, explicou Adriana.

     

    Autor: Ascom/PMPA