Criado com o objetivo de fortalecer as ações interventivas de melhoria da gestão, pautada nos princípios democráticos e da garantia de direitos das crianças e da juventude, o conselho da Escola Casa da Criança I teve seus membros empossados.
A atividade aconteceu no dia 4 abril, com a presença da Secretaria Municipal de Educação, a Rede Municipal de Proteção à Criança e à Juventude (PROIJ), o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os parceiros: Polícia Comunitária Escolar PCE), Diocese Nossa Senhora de Fátima, Projeto Cultura de Paz e Conselho Tutelar.
Segundo a coordenadora da Rede Proij, Ironeide Laurentino, o Conselho Escolar é o órgão máximo para a tomada de decisões realizadas no interior de uma escola. A sua composição é formada por representantes de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, como alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários, pedagogos, diretores e comunidade externa.
“Com a mobilização da comunidade escolar, a participação, acompanhamento e execução das ações desenvolvidas pelo Conselho Escolar, teremos resultados significativos na Escola Casa da Criança”, pontuou Ironeide.
A coordenadora, que representou a Secretaria Municipal de Educação, ressaltou o empenho, a dedicação e o esforço da secretária Elza de Brito nas ações interventivas desenvolvidas na Escola Casa da Criança I.
As professoras Jucicleide Lima e Ruth, integrantes do Conselho Escolar da Escola Guiomar Pereira, fizeram relatos de problemas que aconteciam naquela unidade, antes da implantação do Conselho e da elaboração do regimento interno. Segundo elas, questões de violência, indisciplina e ato infracional, que antes eram frequentes, foram minimizados depois da efetiva atuação do Conselho Escolar.
Autor: Ascom/PMPA