Projeto “A Paz Cor de Rosa”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nas escolas públicas já chegou a dez unidades e tem como objetivo envolver a comunidade e as crianças na discussão sobre a prevenção da violência contra a mulher.
Na manhã desta quinta-feira (02), o CEMPA BTN recebeu Ligia Nunes, delegada da Delegacia Especial de Amparo à Mulher (DEAM), para uma palestra que culminou com mais uma etapa do projeto. Durante duas semanas educadoras e crianças realizaram trabalhos sobre o tema da violência sofrida pelas mulheres. “A violência contra a mulher não afeta apenas a agredida, ela afeta também a família”, ressaltou a delegada sobre um dos aspectos da violência, que também afeta as crianças, para a plateia com 40 mães, pais e responsáveis. Além de falar sobre os direitos e as atitudes que devem ser tomadas em caso de violência, Nunes também tirou a dúvida dos presentes.
Para Fátima Nascimento, diretora da escola, “o momento foi bastante significativo porque essa ação educativa vai certamente produzir frutos para a comunidade”. “É uma semente que o CEMPA BTN plantou e que vai dar frutos”, concluiu. O projeto teve grande adesão da comunidade escolar.
Maria do Carmo, representando a SME e coordenadora do projeto, explicou que a ideia surgiu da inquietação provocada pelos relatos de violência feitos por crianças nas escolas. “Então pensamos: como a educação pode abordar esse tema delicado? Foi assim que surgiu o projeto A Paz Cor de Rosa”, que é considerado um sucesso e conta sempre com o apoio da DEAM e outras instituições.
“Ações como essa tem nosso total apoio, pois, entendemos que a educação deve agir com esse compromisso com a comunidade, de promover os direitos e dar conhecimento sobre como prevenir a violência, em especial contra a mulher, que é um absurdo”, salientou Edson Barreto, secretário interino de Educação da cidade.
Confira as unidades que já realizaram etapas do projeto “A Paz Cor de Rosa”: Casa da Criança 3, Escola Dernival Oliveira, Escola Reunidas, Escola Argus Lima, Escola Antônio Bispo, CEMPA BTN, Escola Rita Gomes, Creche Menino de Jesus, Escola Castro Alves e Creche Lar da Criança Feliz.
Autor: ASCOM/PMPA por Dorisvan Lira