SDR promove agenda territorial que dinamiza políticas públicas para o desenvolvimento rural

  • Publicado no dia: 03-10-2017
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Agricultura Familiar

    Trabalhar em parceria para fortalecer as ações em prol do desenvolvimento rural na Bahia. Foi com essa perspectiva que a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promoveu no dia 25 de setembro, no Auditório Edison Teixeira, em Paulo Afonso, Território Itaparica, o encontro intitulado Agenda Territorial para a Integração de Políticas.


    O objetivo do evento foi elaborar um plano de ação compartilhado, voltado para gestores municipais de agricultura ou estruturas equivalentes, Consórcios Públicos, Colegiados Territoriais e dirigentes de entidades prestadoras de assistência técnica e extensão rural (ATER).


    A gestora da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), Célia Watanabe, apresentou um panorama dos programas e projetos que estão sendo executados pelo Governo do Estado, por meio da SDR e destacou a importância de ter um trabalho realizado em parceria.


    “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o trabalho do Estado em parceria com as prefeituras/secretarias municipais de Agricultura, organizações ou instituições parceiras, sindicatos, cooperativas e associações, para que juntos possamos garantir um desenvolvimento rural permanente, com inclusão socioprodutiva e garantia da oferta de serviços de ATER adequada para os agricultores e familiares”, disse.


    Watanabe lembrou da importância da emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), para que os agricultores familiares tenham acesso a crédito e políticas públicas.


    “A ATER é a política mais transversal da SDR, pois não é possível falar de PAA, PNAE, Garantia Safra e outras iniciativas, sem a DAP, que é emitida e renovada por meio de assistência técnica”, ponderou.


    Durante o evento, foi mostrado o papel das unidades da SDR: Bahiater, Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).


    Também foram prestadas informações sobre renegociação de dívidas, censo agropecuário e as inscrições para a 8ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES).
    O secretário de Agricultura e Aquicultura de Paulo Afonso, Jandirson Campos Torres, avaliou que o encontro ajudará na sua gestão. “Essa reunião foi muito importante. Nossa secretaria é nova e nós estamos num processo de construção, ou seja, essas informações vão nos ajudar a aprimorar o trabalho”, observou.


    A coordenadora do Território Itaparica, Valda Aroucha, afirmou que “A SDR vem cumprindo o papel de construir políticas públicas para o meio rural, e o Território Itaparica tem sido contemplado e tem acessado vários editais. Pelo Bahia Produtiva, 12 associações já foram contempladas. As ações de ATER são executadas por meio da entidade Agenda, selecionada via chamada pública da Bahiater. Estamos articulando a capacitação de associações e cooperativas para participar da chamada de sementes crioulas”.


    Sobre o encontro ela chamou atenção: “Nós precisamos deixar a individualidade de lado e nos juntar para potencializar as ações que fortalecem a agricultura familiar”.


    Edésio de Sousa, coordenador do Sindicado dos Agricultores Familiares de Paulo Afonso (Sintraf), disse que o debate é importante para a consolidação da sustentabilidade no meio rural: “A agricultura familiar para mim é tudo. É dela que eu sustento minha família e sobrevivo, então, toda a articulação para garantir direitos e acesso a políticas públicas é bem-vinda”, salientou.


    O evento contou com a presença de técnicos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR); da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR); do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) Território Itaparica, além de representantes do Banco do Nordeste, sindicatos, cooperativas e da vice-presidente da Federação dos Produtores Criadores, Moradores, Trabalhadores e das Organizações da 10ª região do Povoado Casa de Pedra, Quitéria do Socorro da Silva.

     

     

    Autor: ASCOM/PMPA – fonte: SEAA