SAMU participa de Simulado de acidente no trânsito com múltiplas vítimas em parceria com a UniRios

  • Publicado no dia: 11-05-2023
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    Nesta quarta-feira (10), foi realizado o simulado de acidente no trânsito com múltiplas vítimas, na Avenida Getúlio Vargas. A atividade, que teve a participação do SAMU, fez parte da programação da IX Semana de Enfermagem da UniRios.


    De acordo com coordenador do SAMU, Ênio Aguiar, o objetivo maior foi não só ensinar a população a estar em situações onde há uma necessidade de momentos pré-hospilares em que há vítimas no transito, mas também mostrar que precisa de uma forma geral da ajuda de todos da população que estiver por perto.


    “É preciso que a população ligue para o SAMU, porque vai ter uma pessoa que vai atender, colher as informações devidas para, mediante a regulação do médico regulador, liberar a ambulância devida e até lá a gente vai precisar da ajuda do Gtran, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro quando há uma necessidade. De certa forma fazendo com que isso seja visto pela população dar esse entendimento para eles de como funciona”, explica.


    Cerca de 20 alunos de vários semestres estiveram envolvidos. “Esse momento é muito importante porque eles vão pegar tudo o que é visto na teoria e vão ver isso simulado de forma real, com tempo cronometrado, utilizando os equipamentos, com a pressão de estar em uma via pública e isso para o conhecimento do aluno é muito importante. É um momento muito importante para o conhecimento do atendimento pré-hospitalar”, ressaltou a enfermeira e instrutora, Raema Neves Cotrim Carvalho.


    Ainda participaram do momento, a coordenadora de enfermagem do SAMU, Jaqueline Nóbrega de Lima, profissionais do Gtran, Polícia Militar e Qualivitta.

    Autor: Ascom/PMPA