SAMU divulga balanço do feriado de Corpus Christi

  • Publicado no dia: 03-06-2013
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    O serviço de atendimento móvel (SAMU) divulga para toda a população o balanço dos atendimentos realizados na última quinta-feira, 30, a domingo, 02, referentes ao feriado de Corpus Christi.

    No período de quinta-feira, 30, a domingo, 02 de junho, foram registrados 284 atendimentos à população entre saídas de ambulâncias e orientações. A Unidade de Suporte Avançado fez 17 atendimentos. Entre os atendimentos, ocorreram 07 quedas de moto, 01 atropelamento, 01 vítima de arma de fogo, 02 queimaduras e 11 quedas da própria altura.

    Segundo o coordenador Geral, Alexei Vinícius, os casos clínicos lideram os atendimentos com 258 casos registrados no feriadão, incluindo o atendimento a gestantes e atendimento a pacientes com transtornos psiquiátricos.

    Um caso que chamou a atenção da equipe ocorreu no domingo, 1º, quando foi realizado o atendimento a uma paciente de 37 anos que havia ateado fogo ao próprio corpo. Segundo registros do atendimento, a paciente teve 80% do corpo queimado e foi atendida pela Unidade de Suporte Avançado (USA) que logo após a encaminhou para o Hospital Nair Alves de Souza.

    Sobre o atendimento a pacientes com distúrbios psiquiátricos, o coordenador Geral do SAMU, informou que há pouco mais de dois meses iniciou uma ação conjunta com os CAPS II e AD, quando todo paciente que apresenta transtorno mental atendido pelo SAMU 192 seja referenciado para as duas unidades de atendimento psicossocial, através de contato eletrônico. “Esta medida garante que pacientes descompensados que não estejam fazendo uso correto das medicações sejam de pronto identificados e referenciados, gerando uma visita por parte dos funcionários dos CAPS, diminuindo, portanto, os agravos à saúde destes pacientes”, completou Alexei.

     

     

     

    Autor: ASCOM / PMPA