A Política Pública Nacional da Educação Especial tipifica como fator fundamental a inclusão de alunos que necessitem de atividades voltadas para o desenvolvimento. Em Paulo Afonso, oito escolas da rede municipal dispõem da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Elas foram implantadas no ano de 2009. Ao todo, mais de 350 crianças são atendidas nas unidades de ensino.
Os locais têm como proposta trazer uma estrutura que contempla estratégias, recursos, bem como fazeres que promovam aos alunos com alguma necessidade específica a acessibilidade ao contexto escolar. As escolas que dispõem das SRM são: Rivadalva de Carvalho, João Bosco Ribeiro, Guiomar Pereira, Manoel Nascimento Neto, Vinícius de Morais, Centro Educacional de Paulo Afonso, Casa da Criança II e Georgina Alves.
“Esse atendimento é de fundamental relevância na vida dessas crianças. Nosso compromisso é fazer com que todos tenham acesso e se desenvolvam”, afirma o prefeito Luiz de Deus.
Os alunos inseridos na modalidade recebem o Atendimento Especializado em Braile (AEE). Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e outros.
“Fico muito feliz em saber que nossa rede dispõe desse atendimento. Isso é cidadania e devemos continuar com ações dessa grandeza”, diz o secretário de Educação, Severino Oliveira.
Núcleo Desenvolver
Outro projeto que contribui com o desenvolvimento desse público é o Núcleo Desenvolver. O local foi inaugurado no último dia 10 e atende pacientes com autismo, hiperatividade e outras doenças psíquicas, moderadas e severas, que afetam o funcionamento do corpo, da mente, e das relações sociais da criança. Todo tratamento é realizado com recursos próprios do município.
Autor: Ascom/PMPA