Reunião esclarece produtores rurais sobre a implantação de poços artesianos

  • Publicado no dia: 27-08-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, realizou na manhã desta terça-feira (27), um encontro com produtores rurais no auditório Edson Teixeira para discutir assuntos relacionados à perfuração de poços artesianos.


    Segundo o secretário Jandirson Campos Torres, ideia da reunião foi ouvir o produtor para saber as dificuldades enfrentadas. “Estivemos reunidos para prestar alguns esclarecimentos sobre os poços. A Prefeitura faz a perfuração e o revestimento, depois são realizadas análises da água e vazão do poço, em seguida, o agricultor faz o restante do serviço. Mas é importante o interesse do homem do campo para a conclusão da obra”, explica.


    Para ofertar a perfuração, a gestão investiu cerca de R$ 2 milhões na aquisição de uma máquina perfuratriz e geradores. Além da equipe técnica. Até o momento, já foram perfurados 75 poços, sendo dez comunitários.


    Para a moradora do povoado Bogó, Ivelize Gomes, a administração municipal é uma das poucas cidades na Bahia que possui uma perfuratriz. “Não conheço uma cidade em nossa região que faça esse trabalho, nós só temos a agradecer ao prefeito Luiz de Deus e a toda equipe por este trabalho”, destacou.


    Programa Mais Leite


    A perfuração de poços contribui com o desenvolvimento da cadeia produtiva e o reforço do Programa Mais Leite. Além de levar água para as comunidades, as ações envolvem capacitação técnica para os produtores e distribuição de palma forrageira para alimentarem o seu rebanho.


    O viveiro implantado no povoado Baixa do Boi é o maior do país e já distribuiu mais de 3 milhões de raquetes de palmas resistentes à praga cochonilha do carmim. O programa contempla mais de 60 produtores cadastrados e acompanhados pela secretaria.

     

    Autor: Ascom/PMPA