Reunião aborda sobre testagem de alunos da rede municipal para Covid-19 por meio de projeto do Governo do Estado

  • Publicado no dia: 21-10-2021
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Os secretários de Educação e Saúde, Elza Brito e Adonel Junior, respectivamente, além da equipe da Vigilância em Saúde, coordenação do Lacen, Shirley de Moraes, e a coordenação da Atenção Primária em Saúde (APS), se reuniram para alinhar as estratégias para realização do projeto “#Partiu Testagem nas Escolas”, que Governo do Estado está promovendo. A ação, que tem duração de três meses, visa realizar amostragens em duas unidades escolares, sendo uma do município e outra do Estado, a cada 15 dia, com profissionais e alunos a partir de 13 anos.


    A coleta será feita nas escolas. “O objetivo desse projeto é mitigar o risco de surto de casos de Covid nos ambientes escolares”, explica a superintendente da Vigilância em Saúde, Micheline Moreira.


    De acordo com o Governo do Estado, a testagem será realizada em estudantes que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais. Segundo informações da Sesab, o objetivo da ação é identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar.

     

    De acordo com secretária estadual da Saúde, Tereza Paim, as amostras coletadas nas escolas dos alunos assintomáticos pelas equipes municipais serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). A secretária pontuou ainda que os casos sintomáticos serão submetidos ao teste rápido de antígeno.


    “Mais rápido e com precisão similar ao teste molecular do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus, ele tem como vantagem a detecção da doença em sua fase aguda, além da velocidade para obtenção do resultado, estimada em 20 minutos. A contraprova será obrigatória e utilizará o RT-PCR”, explicou Paim.

    Autor: Ascom/PMPA