O Senhor José João de Assis, idoso atendido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Barroca), foi um dos membros da Delegação do Estado da Bahia na representação da sociedade civil, que participou da 10ª Conferência Nacional de Assistência Social realizada no período de 7 a 10 de dezembro, em Brasília/DF.
No evento, representantes dos governos e da sociedade civil, fizeram uma avaliação técnica da Política Nacional de Assistência Social, discutiram e definiram as diretrizes prioritárias para o aprimoramento dos serviços, programas e ações da assistência social para os próximos 10 anos (2016/2026) e serem executadas em cada esfera de governo, que contribuíram para a construção do II Plano Decenal da Assistência Social em consonância com o tema das conferências de Assistência Social de 2015: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026″ e novos desafios foram postos à área, para o alcance de um novo patamar de qualidade na gestão, no financiamento e no controle social desta Política.
Nesta última década, os governos Federal, estaduais e municipais vêm trabalhando na estruturação e consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para darem apoio e proteção à população brasileira. Neste sentido, a Política Nacional de Assistência Social se fortaleceu com profissionais qualificados, expansão da rede e ampliação da oferta de serviços.
Assis é conhecido em sua comunidade por participar das discussões que assegurem a todos o acesso a políticas públicas. Sua experiência na 10ª Conferência Nacional de Assistência Social foi partilhada durante a reunião do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) na última terça-feira 22/12.
Autor: ASCOM/PMPA por Dorisvan Lira