O vice-presidente de Energia da Federação Nacional dos Urbanitários, Paulo de Tarso, esteve reunido com o prefeito Anilton Bastos, na manhã desta segunda-feira, 7, solicitando apoio para a campanha em defesa da Renovação das Concessões do Setor Elétrico.
O ato, que acontecerá em Paulo Afonso no dia 18 de novembro, tem como objetivo mobilizar a sociedade para a importância da renovação dessas concessões. O evento tem como tema “Todos pela Energia – Privatização não é a solução”, e reunirá representantes da Federação, do Sinergia, autoridades, governantes, parlamentares, além de sindicatos filiados e movimentos sociais.
Segundo Paulo de Tarso, o município de Paulo Afonso foi escolhido devido ao complexo de usinas da Chesf, que é responsável por 90% da energia do Nordeste. Ele explica que o evento contará com debates e discussões sobre as concessões. “Nosso objetivo é reunir toda a comunidade, representantes do setor elétrico, governantes, políticos e esclarecer a importância dessas renovações não só para Paulo Afonso, mas para o país, tanto no setor privado como no público”.
Tarso explica que estas concessões venceriam no ano de 2015, e que a legislação explicita a abertura de licitação. “O que nós queremos é manter a estabilidade que o setor elétrico está vivendo, com o Estado à frente de todo o processo. Através desse evento vamos reunir a sociedade para solicitar que a presidente Dilma Roussef faça o decreto-lei possibilitando esta renovação por mais 20 anos”, disse.
Em folheto a ser distribuído durante a campanha, está ressaltado o objetivo da ação – “Essa grande mobilização nacional se propõe a impedir a privatização das empresas de energia, como a nossa Chesf, um patrimônio do Brasil, dos nordestinos e da Bahia. Renovar as concessões significa também a continuidade do crescimento econômico e social pelo qual o Brasil vem passando nos últimos anos, ou seja, mais emprego e melhoria na qualidade de vida dos brasileiros”, enfatiza o panfleto.
Paulo frisou que os debates do dia 18 serão realizados no Lindinalva Cabral, com encerramento realizado pela banda Estakazero. “Esperamos poder contar com toda a comunidade”, frisou. A campanha está sendo realizada pela Federação Nacional dos Urbanitários e Sinergia Bahia, com apoio de diversas instituições.
Autor: ASCOM/ PMPA