Criado nos anos 1990, o Movimento Outubro Rosa tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Apesar da mobilização, a doença ainda é a que mata mais no Brasil e é o tipo de câncer mais comum no país, respondendo por 25% dos novos casos a cada ano. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) somente em 2015 mais de 50 mil casos foram detectados. Ainda segundo o INCA, na população feminina abaixo de 40 anos, ocorrem menos de 10 óbitos a cada 100 mil mulheres, enquanto na faixa etária a partir de 60 anos o risco é 20 vezes maior.
Assim como nos anos anteriores, em Paulo Afonso, a diversas ações alusivas à campanha estão sendo desenvolvidas pelas redes de saúde e socioassistencial. No dia 3, o Centro de Referência da Mulher Eudócia Antunes de Assis, em parceria com a equipe do programa Estação Juventude e com a colaboração das consultoras de cosméticos Magda e Mônica Vieira, realizou um workshop de maquiagem para as mulheres do Grupo de Convivência Saber Viver e atendidas pelo Ronda Maria da Penha.
Na saúde, todas as unidades estão prestando atendimento específico, onde as mulheres de qualquer idade que perceberem algo estranho nos seus seios podem solicitar um exame mais detalhado.
Nesta segunda-feira (18), em entrevista ao uma emissora de rádio, o secretário de Saúde, Alexei Vinícius, lembrou que homens também podem desenvolver câncer de mama, portanto, em caso de suspeita devem procurar atendimento.
Autor: ASCOM/PMPA – redação: Washington Luís – DRT/BA nº 4109