A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou de 21 a 24 de julho, a primeira formação da segunda etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento aconteceu no Centro Municipal de Educação de Paulo Afonso (CEMPA), com metodologia voltada para subsidiar professores com fundamentações teóricas e atividades que norteiam a prática pedagógica e contemplam a alfabetização matemática.
Foram estudados os cadernos 1 e 2 que versam, respectivamente, sobre a Organização do Trabalho Pedagógico e Quantificação, Registros e Agrupamentos. Mensagens e textos reflexivos, vídeos educativos explorando práticas pedagógicas de sucesso na alfabetização matemática, dinâmicas, confecção de jogos educacionais que abordam a noção numérica e as quatro operações dentre outros complementaram a formação. Já que o Plano Nacional de Educação (PNE) enfatiza a alfabetização de todas as crianças brasileiras até os oito anos de idade, o município de Paulo Afonso já iniciou essa prerrogativa com a adesão aos pactos estadual e federal.
A coordenadora Municipal do Pacto, Heloísa Marques, enfatizou que as formações são essenciais para que os professores alfabetizadores da rede municipal de ensino aprimorem suas práticas pedagógicas e continuem suas jornadas de êxitos educacionais com a proposta do letramento. A secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho, enfatizou: “Preparar os nossos professores para melhoria contínua do ensino e da aprendizagem é uma das metas de trabalhos que tanto primamos e executamos. O Pacto Nacional tem contribuído para a alfabetização, autonomia intelectual e inserção social de nossas crianças.”
Autor: ASCOM/ PMPA