Nesta terça-feira, 14, no auditório do Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso ( CEMPA), a Controladoria Geral do Município realizou a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social. O evento antecede a etapa estadual, prevista para acontecer no mês de março em Salvador e a nacional, entre os dias 18 a 20 de maio, em Brasília.
Segundo o Controlador Geral do Município, kleylson Siqueira, “o objetivo principal da conferência é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da Gestão Pública, o que em sua opinião irá contribuir para o controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto do dinheiro público, elaborando propostas que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional, a serem realizadas nos próximos meses”.
Na abertura do evento, o prefeito, Anilton Bastos, deu as boas vindas aos participantes e frisou. “A sociedade que elege seus representantes, tem todo o direito de fiscalizar as ações do Poder Público e a aplicação de recursos, participando de discussões entre Governo e Sociedade Civil, para juntos buscarem a solução dos eventuais problemas”.
Durante a etapa municipal da Consocial, se estendeu até o início da tarde e debateu temas como: promoção de transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos e políticas públicas como instâncias de controle; diretrizes para a prevenção e combate à corrupção; os conferencistas escolheram entre si, dez delegados representantes de diversos setores da sociedade local, que participarão da etapa estadual, nos dias 29 e 30 de março, em Salvador.
Além do prefeito Anilton Bastos e do controlador Geral do Município, kleylson Siqueira, participaram desta etapa, o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra; o chefe de Gabinete, Júnior Benzota; a secretária de Educação, Selma Carvalho; o procurador Jurídico; Flávio Henrique; o secretário de Administração e Finanças, Valdenor Teixeira; a secretária de Planejamento, Patrícia Alcântara; o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Zorobabel Paiva e representantes da APAE, Lar da Criança Vicentina, FUNDAME, IFBA, CDL e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Autor: ASCOM / PMPA