O serviço de rastreamento de câncer de mama, para mulheres de 50 a 69 anos, contemplou 1.528 exames de mamografia. A carreta esteve instalada no Ginásio Luiz Eduardo Magalhães numa parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso.
A gestão municipal, através da Secretaria de Saúde, disponibilizou 12 profissionais para dar suporte à equipe da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A Coordenadora da Atenção Básica, Simone Pimentel, destaca que o município não tinha demanda reprimida para este tipo de exame.
“Uma bela parceria que disponibilizou à população exames de mamografia e que proporcionou a oferta de prevenção às mulheres do nosso município.A gente fica grato ao governo da Bahia ao proporcionar saúde ao povo da cidade”, afirma o secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior.
Após o exame, a Coordenadora da Atenção Básica, Simone Pimentel, ressalta que existe uma segunda etapa. “As mulheres em que o diagnóstico apresentar alteração, vão passar por exames de punção e a ultrassonografia para que sejam encaminhadas para os passos seguintes”, explica.
Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama representa cerca de 28% de novos casos no público feminino. A doença é relativamente rara antes dos 35 anos e, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Especialistas apontam que as chances de cura aumentam quando a mulher descobre a doença no início, o que é alcançado por meio de exames periódicos, como a mamografia. Essa radiografia da mama é imprescindível para um diagnóstico preciso.
Autor: Ascom/PMPA