Rastreamento do Câncer de Mama: Agilidade e bom atendimento marcaram a 2º fase do programa

  • Publicado no dia: 28-10-2015
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    504 mulheres realizaram exames complementares na 2ª etapa do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. A iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) em parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso permitiu atender a pessoas das cidades vizinhas de Glória, Santa Brígida e Rodelas, além das mulheres do município-sede dos atendimentos.

     

    Segundo Viviane Marques, diretora da Atenção Básica de Paulo Afonso, das mais de 2.300 mulheres atendidas em setembro pelo caminhão equipado com dois mamógrafos (CLIQUE) 316 de Paulo Afonso foram convocadas para essa etapa de exames complementares, como ultrassonografia da mama e punção do cisto. 80 mulheres de Glória, 71 de Santa Brígida e 37 de Rodelas também realizaram exames.

     

    A agilidade dos atendimentos foi comemorada pela equipe e pacientes. Apenas no dia 27, mais de 230 mulheres foram atendidas, o que evitou filas e reclamações. Além da organização no atendimento pela equipe de funcionários da Prefeitura, o trabalho das duas mastologistas da Secretaria de Saúde do Estado transcorreu em ritmo constante.

     

    As coletas e exames serão encaminhados para laboratório e só assim a paciente saberá se a célula é cancerígena, ou não. Esse diagnóstico pode ser fundamental no tratamento e aumentar em 98% as chances de cura (SAIBA MAIS).

     

    Reunião entre representantes da SESAB e o secretário Municipal de Saúde, Alexei Vinicius, confirmou o sucesso do evento: “ficamos muito satisfeitos com o resultado, tudo correu bem, entre atendimentos e exames; foi um sucesso” concluiu o secretário.

    Autor: ASCOM/PMPA por Dorisvan Lira