Desde o mês de setembro, a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, vem realizando os serviços de limpeza em barreiros individuais e comunitários na área rural. Os primeiros beneficiados foram os produtores/criadores dos povoados Xangô, Açude, Serra do Padre e Salgadinho.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Sérgio, que acompanhou nesse final de semana a conclusão dos trabalhos no Povoado Salgadinho, falou da importância da parceria com outras secretarias e com a comunidade para a realização dos serviços. “O apoio das secretarias de Serviços Públicos (Serafim) e de Infraestrutura (Zorobabel) e da Administração do BTN (Pedro Fazendeiro), que cederam as máquinas, bem como o empenho de Geraldo Carvalho (articulador do programa), dos líderes locais e presidentes das Associações, foram fundamentais para o sucesso desse mutirão de limpeza de barreiros”.
No total já foram executadas a limpeza em 68 barreiros, que agora estão aptos para armazenar a água das chuvas, servindo principalmente para o consumo dos rebanhos bovinos, caprinos, ovinos, equinos, entre outros.
Para o chefe da Divisão de Recursos Hídricos, Marcos Dantas, “é extremamente importante ter a reserva hídrica suficiente para utilizar nos períodos críticos, por isso com a limpeza, os barreiros terão maiores possibilidades de acumular mais água, que estará consequentemente disponível aos rebanhos durante um período maior, evitando assim que, no verão, os animais percorram longas distâncias à sua procura para saciar a sede”.
O trabalho continua e nos próximos finais de semana o mutirão segue para as comunidades de Mão Direita, Malhada Grande, Lagoa da Pedra e Rio do Sal, retorna para o Campos Novos e Tigre e volta ao Xingozinho, Tabuleirinho, Salobro e Sítio do Tará. Prosseguindo até contemplar todas as propriedades inscritas no Cadastro de Limpeza de Barragens da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Autor: ASCOM / PMPA