Qualitur em Paulo Afonso supera expectativas

  • Publicado no dia: 18-10-2013
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Nos dias 16 e 17 de outubro, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR Bahia) e da Bahiatursa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, realizou o Programa de Qualificação e Qualidade para o Turismo na Bahia (QUALITUR) com a atenção voltada para a Produção Associada ao Turismo.

    O evento foi aberto na quarta-feira, 16, pelo vice-prefeito de Paulo Afonso, Jugurta Nepomuceno e pelo secretário de Turismo, Jacques Fernandes.

    A oficina foi Ministrada por Ússula Flávia (SETUR Bahia – Salvador) e contou também com a presença e participação de Miriam Rocha, consultora do SEBRAE Nacional e desenvolvedora da Metodologia de Produção Associada ao Turismo.

    A oficina tratou a identificação das potencialidades de produção associada ao Turismo dentro da Zona Turística Lagos e Cânions do São Francisco. Durante dois dias, foram totalizadas 20 horas de atividade em curso.

    O objetivo do evento foi fomentar o desenvolvimento de uma cadeia produtiva específica que gere benefícios para todos os que produzem e vivem de renda ligada à atividade turística, ou de todos os grupos que podem desenvolver alguma atividade e potencializar esta ação dentro da zona turística.

    A ONG AGENDHA também marcou presença na oficina, através de seu articulador Maciel José e de demais representantes dos projetos de produção associada, articulados pela entidade.

    “A parceria com a Prefeitura foi um fator importante, pois em várias Zonas Turísticas este evento foi adiado e com todo apoio e carinho do Poder Público local, mantivemos o cumprimento da agenda”. A realização somente foi possível graças à parceria da Prefeitura de Paulo Afonso e Câmara de Turismo Lagos e Cânions com o Governo da Bahia.

    A realização da oficina de produção associada representa um desejo antigo da Zona Turística Lagos e Cânions do São Francisco, que foi a segunda de todo o estado, dentre as 27 zonas a realizar a oficina de produção associada.

    Participaram do evento as cidades de Paulo Afonso, Glória e Santa Brígida, além das diversas entidades de produção cultural e artesanal. O público convidado foi selecionado entre lideranças de cada segmento: cultura artística musical, teatro, dança, artesanato, literatura, hotelaria, hospedagem, turismo de aventura, ecoturismo, educação, dança, mídias digitais, etc.

    Outro parceiro importante do Qualitur é o SEBRAE Bahia, que em Paulo Afonso, através de Nadja Maria, se tornou um grande elo para o desenvolvimento de projetos e captação de recursos junto a este órgão.

    A diretora de Turismo de Glória, Ana Patrícia, e o diretor de Cultura, Tássio Castor, marcaram presença representando a cidade e os projetos de produção associada locais.

    No total, foram 38 participantes, representando mais de 250 produtores associados locais, que estiveram presentes na oficina.  

    O evento também contou com o amplo apoio da Secretaria de Comunicação (ASCOM /PMPA), através do secretário Jânio Soares e do Gabinete do Prefeito, através de Júnior Benzota, e do Portal Acerte Paulo Afonso, nas pessoas de Clicia e Ana Paula.

    O Qualitur é uma das metas fundamentais do secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, e também abraçada pela Zona Lagos e Cânions, através de seu interlocutor, Jacques Fernandes, secretário de Turismo de Paulo Afonso.

    Autor: ASCOM / PMPA