PSF São Francisco implanta Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade

• Publicado no dia: 15-08-2013

Dando continuidade ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da DEPASA, está implantando o programa no PSF São Francisco.

A ação objetiva dar acesso à comunidade com serviços de qualidade de acordo com suas necessidades reais, além de induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federais, estaduais e municipais.

O programa busca induzir a ampliação do acesso e melhoria da qualidade da atenção básica com garantia de um padrão de qualidade comparável local, regional, e nacional, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica de Saúde em todo o Brasil.

O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que confirmam um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica já vem sendo trabalhado em algumas unidades de saúde do município. No PSF São Francisco, a implantação está sendo realizada pelo diretor do DEPASA Altardelly, com as coordenadoras da Atenção Básica Viviane Marques e Renata Meryelle, juntamente com a equipe do PSF.

Autor: ASCOM/ PMPA