Tem início nesta quarta-feira (24), o projeto “#Partiu Testagem nas Escolas”, que o Governo do Estado está promovendo. A ação, que tem duração de três meses, visa realizar amostragens em duas unidades escolares da rede municipal e estadual. A atividade acontecerá na Escola Municipal João Bosco Ribeiro e no Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus, a cada 15 dia, com profissionais e alunos a partir de 13 anos.
A coleta será feita nas escolas. “O município aderiu a esse projeto que tem por objetivo mitigar o número de risco de casos de Covid nos ambientes escolares, devido ao retorno das aulas. Tivemos reuniões em parceria com a Secretaria de Educação para a escolha dessas escolas. É um projeto piloto e serão testadas pessoas sintomáticas, ou seja, é um projeto realmente de prevenção”, destacou a Superintende de Vigilância em Saúde, Micheline Moreira.
De acordo com o Governo do Estado, a testagem será realizada em estudantes que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais. Segundo informações da Sesab, o objetivo da ação é identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar.
As amostras coletadas nas escolas dos alunos assintomáticos pelas equipes municipais serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). Os casos sintomáticos serão submetidos ao teste rápido de antígeno.
Autor: Ascom/PMPA