Projeto inovador da Seduc inclui aulas de remo na Educação Física municipal para alunos do fundamental II

  • Publicado no dia: 03-05-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Em breve os alunos do Fundamental II da rede municipal de ensino contarão com uma prática inovadora nas aulas de educação física – o remo. O projeto pioneiro está sendo implantado pela Secretaria de Educação em parceria com a Associação Carranca Boat, fundada em 2011 pelo italiano Cesare Decarli, que implantou a prática em Paulo Afonso.


    Os primeiros passos para a realização foram dados nesta terça-feira (3), com o treinamento dos educadores físicos, que também receberam aulas de primeiros socorros. A capacitação contou com os professores da rede e do Sargento Galindo, do Corpo de Bombeiros.


    De acordo com a secretária de Educação, Elza Brito, a prática é uma forma de incentivar os alunos e até mesmo desenvolver novos atletas.”Essa é uma proposta que traz motivação para o aluno, vamos explorar as belezas naturais, a estrutura que o nosso município oferece. A proposta é descobrir quais os talentos que nós temos, porque muitas vezes o aluno está na escola e não tem oportunidades na vida comum, então a escola pode ser esse caminho, descobrindo novos talentos e nós vamos aos poucos inserindo os alunos em novas práticas de esportes. Seremos pioneiros na educação física escolar aliada ao remo”, ressalta. Ela explica que inicialmente serão contemplados os alunos do fundamental II, mas a idéia é ampliar gradativamente para outras séries.


    “Trazer a modalidade para a educação escolar é oportunizar os alunos da rede a uma nova experiência, a um novo esporte. A nossa ideia é inovar a educação física, transformar cada vez mais para melhor. Nós estamos às vésperas de um campeonato escolar de remo, que por sinal será uma grande novidade para a nossa cidade”, diz o coordenador de Educação Física, Marcos Brito.


    Segundo especialistas, dentre os benefícios do remo, está o fato de movimentar vários grupos musculares, a regularidade melhora a postura e favorece a perda de gordura, o ganho de massa muscular e o desenvolvimento de resistência aeróbica. A prática ainda melhora a coordenação motora e a flexibilidade.


    Cesare Decarli falou da alegria de estar realizando um sonho. “Estamos realizando um sonho nosso. A nossa semente está sendo plantada hoje e eu acho muito importante esse passo, porque o remo, no meu ponto de vista, pode ajudar muito na educação. Porque precisa de disciplina, de coordenação, esporte de grupo, uma aula de meio ambiente, então tem tudo a ver com a educação e a gente dá possibilidade de encontrar alguns campeões. A gente teve várias pessoas que abraçaram nesse projeto do Carranca Boat e a Prefeitura foi em primeiro lugar”, destacou.

    Autor: Ascom/PMPA